Por dentro da Educação Infantil


O que é Educação Infantil?

Vamos falar sobre Educação Infantil com quem realmente entende do assunto: Rosely Sayão.

Assim, você vai conhecer os principais conceitos sobre Educação Infantil, e saber como os trabalhos podem ser desenvolvidos nesta etapa escolar.

 

Quem é Rosely Sayão?

Rosely Sayão é psicóloga e atua como consultora educacional há mais 40 anos.

Já foi colunista de importantes veículos de comunicação, como a Folha e, atualmente, na Revista Veja.

Ela também é autora de livros como ‘Educação sem BLA-BLA-BLA’ e ‘Como Educar Meu Filho’,

Rosely Sayão é ainda ativa em consultorias, palestras e formações em todo o Brasil.

Ela brindou a plataforma UniPROF com um curso, e falou de forma a vontade sobre educação infantil, sobre as propostas de trabalho.

 

Quem deve estudar a Educação Infantil?

Será que uma formação sobre educação infantil deveria ser apenas para os professores da educação?

A resposta é não!

Pais e mães, gestores, estudantes de graduação (licenciatura) e qualquer pessoa que está empenhada em estudar a educação e conhece-la a fundo deve buscar a formação e conhecer como funciona a educação infantil.

Sim, pais e mães! Aproveite a oportunidade para desvendar todos os conceitos e métodos que envolvem a educação infantil, e veja como você pode participar melhor da vida do seu filho.

E você, estudante, também deve começar a pesquisar e saber mais. Há muitas oportunidades de estágio na área da educação infantil e você deve se preparar para esses desafios.

 

Para que serve a Educação Infantil?

A correria do dia a dia no mundo dos adultos faz com que o universo infantil também fique bem agitado.

Se há algumas décadas era comum que mães ou avós ficassem com as crianças, hoje todos estão envoltos em atividades de trabalho e dedicação.

As escolas, por sua vez, desenvolveram a educação infantil. Você deve se lembrar de como as crianças eram recebidas na escola há algumas décadas: sem projetos, sem finalidades, sem concepção nenhuma.

As creches, como as escolas de educação infantil eram chamadas, apenas recebiam as crianças e o trabalho todo era acompanhado por cuidadoras. Basicamente, passavam uma parte do dia desenhando e colorindo.

Até o começo da década de 1980, apenas 40% das crianças estudavam antes dos seis anos.

Esse número hoje é bem diferente e mais de 90% já estão matriculadas.

Em síntese: um número de maior de pais que trabalham; a melhoria e o desenvolvimento de uma pedagogia voltada para crianças e novas legislações são os principais responsáveis para que a educação infantil ganhasse o atual status: de ser uma fase escolar fundamental para o desenvolvimento das crianças.

 

A Educação Infantil no Brasil

“(…) embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a Educação Infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 4 e 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/200926, que determina a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos. Essa extensão da obrigatoriedade é incluída na LDB em 2013, consagrando plenamente a obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil”. (BNCC/MEC; 2019)

Como dito anteriormente, a educação infantil melhorou e ampliou muito nas últimas décadas.

Mas ainda há muito a ser feito.

Segundo relatório do PNE (Plano Nacional da Educação), houve um aumento no número de crianças e adolescentes na escola, mas ainda é necessário incluir 1,95 milhão de crianças.

Apesar do crescente percentual, as metas não foram alcançadas em 2016, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Assim, cada vez mais é necessária a formação de profissionais da educação infantil, que podem fazer cursos como magistério ou pedagogia para atuarem nestas áreas. Mas será que estes cursos são suficientes e esgotam o assunto sobre a educação infantil?

 

Formação continuada para Educação Infantil

Estudar continuamente, para entender o que é e como desenvolver atividades e uma proposta pedagógica com crianças é algo essencial.

Por ser uma área de ampla atuação, os cursos de pedagogia acabam trabalhando com diferentes assuntos e dificilmente conseguem se aprofundar em uma área específica, como a educação infantil.

Por isto, é sempre recomendável que educadores estudem mais sobre o tema, que frequentemente tem atualizações com novas abordagens, atividades e técnicas de atuação.

 

A BNCC e a Educação Infantil

Uma das maiores mudanças que aconteceram na legislação nos últimos anos foi a proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a Educação Infantil, que trouxe muitas mudanças.

Assim, a BNCC define uma série de ações que precisam ser realizadas durante as etapas da educação infantil, sobretudo no sentido de convergir o desenvolvimento da criança com a ludicidade e aprendizagem.

Dessa forma, todas as ações definidas pela BNCC para as crianças giram entorno de seis pilares: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se

 

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Fonte: BNCC/MEC


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* Todos os campos são obrigatórios.

 

Apresentado pela Rosely Sayão, o curso apresenta diferentes discussões e perspectivas práticas sobre a formação de professores para a educação infantil. Traz também textos de leitura, sugestões de estudo e propostas de trabalho para que possam ser implementados na sua escola.

Construir um referencial teórico-conceitual a partir da síntese de alguns dos principais conceitos relacionados ao campo da infância, compreendendo os aspectos de desenvolvimento cognitivo e relacional.

Possibilitar o contato com materiais de referência para a aplicação de metodologias de trabalho com crianças, com reflexões acerca da customização do espaço e do uso correto de determinadas ferramentas.

Construir um repertório metodológico a partir da criação e aplicação de atividades ao longo do curso, que possibilitem o desenvolvimento de espaços para interação entre a dinâmica escolar e o universo da criança.

Auxiliar na construção de projetos de caráter interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento, bem como a articulação desses com o Projeto Político Pedagógico da escola. 

Material Páginas Tam. Arquivo
CRI_M1_Rosely Sayão. Lições da Educação Infantil.153 Kb
CRI_M2_O Desaparecimento da Infância13184 Kb
CRI_M3_Experiência de formação de professores1254 Kb
CRI_M4_A importância de brincar sem brinquedo3281 Kb
CRI_M4_Tarja Branca (Trailler).149 Kb
CRI_M4_Território do Brincar – Diálogos com escolas126 Kb
CRI_M5_O Vínculo do afeto9352 Kb
CRI_M6_Mudando paradigmas educacionais125 Kb
CRI_M6_Philippe Meirieu: fragmentos de uma conversa. 8429 Kb
O curso contém uma carga horária de 40 horas, distribuidos entre 6 módulos com videoaulas, leituras complementares, propostas de estudo e trabalhos.

AulaProfessorDuração
Ainda não foram disponibilizadas aulas para este curso.

O que é Educação Infantil?

AulaProfessorDuração
CRI_M1Rosely Sayão00:06:50

Como identificar a criança da Educação Infantil?

AulaProfessorDuração
CRI_M2Rosely Sayão00:13:03

Como planejar a atuação do professor?

AulaProfessorDuração
CRI_M3Rosely Sayão00:04:00
CRI_M3Rosely Sayão00:04:48

Como usar as brincadeiras e jogos em sala de aula?

AulaProfessorDuração
CRI_M4Rosely Sayão00:06:20

Como manter uma relação entre o professor e o alun

AulaProfessorDuração
CRI_M5Rosely Sayão00:04:45

Como a formação docente ajuda na construção da esc

AulaProfessorDuração
CRI_M7Rosely Sayão00:06:08

Módulo 1 - O que é Educação Infantil?

Módulo 2 – Que criança é essa? 

Módulo 3 – Como planejar a atuação do professor?

Módulo 4 – A importância do brincar 

Módulo 5 – Afetividade e Educação

Módulo 6 – A docência e a escola

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